Geahn Daniel

Web Redesign: Modernizando o Passado

Quero explicar o processo das minhas escolhas na criação do layout deste meu querido blog pessoal, suas inspirações e decisões. Mas não iria fazer isso de qualquer forma e, busquei modernizar, mas inspirar um pouco no passado da web, especialmente as minhas próprias vivências.

Como falei aqui, o meu blog pessoal abandonou o WordPress como gestor de conteúdo e agora utilizo um método de página estática que, também é um aceno para o passado, mas não é um retrocesso tecnológico, pelo contrário, já expliquei um pouco na postagem sobre o abandono do WordPress, mas inevitavelmente falarei um pouco aqui.

Decidi eu mesmo criar o design do blog, mas óbvio que não iria gastar meu tempo criando mais um do mesmo, era necessário fazer sentido e por isso procurei resgatar o estilo do meu primeiro blog "profissional", que desde então já utilizava o WordPress. Para marcar uma nova etapa nada melhor do que um retorno às origens, à era dos sites estáticos dos anos 90.

Foi árduo, mas não consegui encontrar o tema que utilizei para me inspirar, não estava disponível no site que o comprei (na verdade a Angrécia me presenteou). O ElegantThemes. A tendência é que com a modernização da Web, o passado seja esquecido, no caso, excluído. Eu acho isso natural, mas não ajudava no propósito de criação do layout do blog. Tive que mudar a estratégia e a execução era simples: confiar na minha memória que, estava mais cheia de buracos do que o asfalto da minha cidade após as chuvas. Por isso, era necessário preencher os espaços da memória com outras tendências do passado da minha vida.

O que lembrava, o plano de fundo era escuro como os filmes da DC, mais para o tom azulado. Em contraste, as fontes eram claras, mas não branco total, mantinha a textura azulada. A estrutura visual era quase um apagão na minha memória, mas sabia que era robusta, ocupando toda a tela. Pronto, eu já tinha o básico do básico para começar a rascunhar.

Durante o processo de prototipação no PhotoShop me lembrei de um gif que criei para meu primeiro blog no UOL, aquele que tinha o domínio .zip.net, senti uma grande nostalgia ao lembrar disso. Porque de fato foi meu primeiro contato com desenvolvimento de temas, eu destrinchava os códigos HTML e mudava o layout do blog, o meu e também dos meus amigos. Mas falando do gif em questão, ele era só uma meia lua girando em volta do meu primeiro nickname na Internet: Dude, sim, significa simplesmente "cara" em inglês. Era simples, mas importante para o meu desbravamento tecnológico.

A muito tempo perdi o arquivo original, mas ele era mais ou menos como na representação acima. Criar esse primeiro gif animado foi o mesmo que uma criança ganhar um brinquedo novo, de lá pra cá já desenvolvi tantos gifs que, podem dizer o contrário, é uma tecnologia que vem e vai, mas sempre está em uso (Hello Instagram Stickers). Esse primeiro gif foi um marco para mim, ainda um adolescente experimentando as tecnologias ainda em seu estágio inicial.

Enfim, incorporei essa animação à minha logo no topo do site, meio Easter Egg de tão sutil que ficou (é preciso passar o mouse sobre o meu avatar para que ela apareça, se estiver em dispositivos de toque como tablet ou celular é preciso clicar e ver ela aparecer rapidamente). Mas vamos deixar a parte do Dude pra lá, não é mesmo? Além disso, sempre gostei de cores florescentes e, o azul claro funcionou muito bem em todo o site.

Pronto, fiz meu primeiro protótipo no PhotoShop. Tcharam!

Acabou? Claro que não.

Chegou o momento de codificar! Mas antes de pôr a mão na massa, procurei na Internet o melhor gestor de conteúdo de páginas estáticas e encontrei diversos como o Jekyll e o Hugo, mas apesar de encontrar uma infinidade de outros, foi com o Publii que meu coração bateu mais forte, só porque tem uma interface gráfica que facilitou muito a minha vida de desenvolvedor, especialmente porque estava saindo do WordPress que sempre teve um back-end visual incrível.

A criação do tema também refletiu na nova fase da minha vida, o nome do tema é "Daniel", marcando a minha escolha de passar a me identificar com nome composto, em vez do habitual "Geahn Machado" de sempre. Decisão que marca muitas outras escolhas e esse blog é, sem dúvida alguma, um grande passo nisso.

Tive dificuldades na codificação, estava acostumado com criação de temas no WordPress, mas quando peguei o jeito no Publii e sua documentação, o processo ficou mais fácil. E foi só no dia dessa publicação que eu finalmente encerro a codificação principal e me preparo para o lançamento. Mas antes, minha preocupação é criar conteúdos relevantes e ajeitar alguns detalhes antes de lançar, uma decisão estratégia para não deixá-lo incompleto.

Bom, é isso. Novo blog, um aceno pro passado, um abraço pro futuro. Seja bem-vindo ao meu novo e, ao mesmo tempo velho, espaço virtual (brega cringe demais essa expressão, né? Mas foi de propósito).