Chaves: Uma relação de amor e trabalho
Geahn DanielAcredito que o maior sonho de toda pessoa é fazer algo que ame, mas, especialmente, quando esse algo é intrinsecamente ligado a momentos inesquecíveis de sua vida. Foi exatamente o meu caso com Chaves e Chapolin Colorado. Imagine só, ser convidado a criar material relacionado a esses personagens lendários, com o apoio direto do Grupo Chespirito. Sim, tive a imensa honra de fazer parte de uma equipe incrível que me proporcionou essa oportunidade única.
Para mim, essa experiência foi muito mais do que um simples projeto de trabalho. Foi um mergulho profundo em um mundo de nostalgia e afeto. Chaves e Chapolin foram parte integrante da minha infância, e cada episódio desses programas me proporcionou risadas, reflexões e diversos momentos incríveis, especialmente quando relaciono família e amigos.
A cerca de 1 ano, destrinchei uma relação profissional com uma hamburgueria paulista chamada Patties Burger, que conheci à partir de um amigo do mesmo setor alimentício. Desde então, passei a seguir suas redes sociais e ficar curioso ao conteúdo que divulgavam, além dos saborosos sanduiches que por conta da distância, me despertavam um desejo de experimentar. Eles já tinham feito collab com a Nickelodeon, promovendo uma ação do Bob Esponja, e quando os conheci estavam numa campanha do centenário do White Castle, a primeira rede de fast-food do mundo, inclusive teve até um filme clássico da Sessão da Tarde.
Minha mente explodiu quando fui convidado para recriar as embalagens clássicas do White Castle para o Patties Burger, depois de participar de uma pequena ação de aniversário da hamburgueria com o Serginho Mallandro e da criação dos gifs para o Instagram. A experiência foi incrível, porque o pessoal do Patties sempre me apoiava com ideias e juntos nós conseguimos alcançar um resultado que era na realidade uma homenagem clássica, representando o centenário do White Castle aqui no Brasil.
Daí, quando eu nem percebi, já estava envolvido numa collab sobre o Chaves e Chapolin Colorado. A ideia inicial era criar todo o material que envolvia além das embalagens, o redesign da marca para ficar com o tema de Chaves, brindes e sinalização interna das unidades (que eles chamam de portinhas). O projeto cresceu e logo entrou o Thobias, um ilustrador incrível que só engrandeceu o projeto em mil por cento, no mínimo.
Não era apenas um projeto profissional, era uma oportunidade de dar vida aos meus próprios sentimentos de carinho e apreço por esses ícones culturais.
O meu sentimento em relação aos personagens era o mesmo ao do Patties, o que tornou este projeto incrivelmente emocional. Em 2018, enfrentei uma perda dolorosa, o meu primo Déreck faleceu, e ele era como um irmão para mim, e também, o maior fã de Chaves que já conheci. Durante a execução do projeto, não havia um único momento em que eu não pensasse nele.
Déreck, mesmo não mais presente, me ajudou a transformar este projeto em algo mais do que uma simples tarefa; ele o tornou em uma homenagem sincera a tudo o que ele amava. Este projeto, que já era uma experiência emocional, tornou-se uma jornada de amor e lembrança, uma maneira de eternizar sua paixão e celebrar sua vida.
Tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis com esse projeto, como o Estevão, que foi meu contato direto com a hamburgueria, representando o Henrique, o proprietário do Patties Burger.
Estevão, ainda estou esperando o autografo do Edgar Vivar (Seu Barriga) que me prometeu, hein!
Em última análise, essa oportunidade única de trabalhar com Chaves e Chapolin Colorado, com o apoio do Grupo Chespirito, não foi apenas um marco em minha carreira, mas também uma jornada de autodescoberta e realização pessoal. Ela me mostrou que, quando a paixão se encontra com a profissão, o trabalho se torna uma celebração daquilo que amamos.
Assim, essa experiência não é apenas um capítulo na minha carreira, mas uma parte fundamental da minha jornada como fã e profissional. Que venham mais projetos como esse!
Imagens by Thobias Daneluz / Patties Burger